É possível ter um jack russel terrier em apartamento?
​
Pequeno e muito musculoso, o jack russel terrier chama a atenção por ser extremamente ativo, corajoso e brincalhão. Confiantes que são, muitos deles tendem a ser protetores de seus pais humanos e da casa, se assimilando a cães de guarda quando desejam sinalizar que algo estranho acontece pelas redondezas.
​
Bastante inteligente, o jack russel costuma estar sempre atento aos detalhes e pronto para atividades mentais que exijam mais de seu intelecto. Não por acaso, a raça frequentemente estrela propagandas de TV e filmes.
​
Conhecido por muita gente como “o cachorro do filme máscara”, este simpático pet precisa ser bem socializado, uma vez que pode ser dominante com outros cães e “duro” com outros animais.

Jack russel late bastante
A maioria dos tutores de jack russel irá concordar: esta é uma raça que possui tendência a latir, especialmente quando incentivados por sua família humana. Sendo assim, o ideal é mostrar para seu jack russel filhote desde cedo que latir é permitido, desde que não seja em excesso e nem sem motivos reais.
Caso não saiba como direcionar seu cãozinho neste sentido, busque o auxílio de um comportamentalista ou adestrador que trabalhe com técnicas positivas, onde o pet é recompensado quando se comporta bem.
Jack russel com estranhos
Desconfiados com estranhos, os jackies podem não receber muito bem as visitas, especialmente quando é a primeira vez delas em sua casa. Evite estressar seu pet e respeite seu espaço. Se ele não quiser se aproximar, não o force: no momento certo ele chegará perto e, com o tempo, confiará nas pessoas que costumam ir à sua casa.
Por estranharem qualquer movimento diferente, eles podem latir bastante quando notam a presença de pessoas no corredor, barulho no elevador ou de crianças brincando no parque, portanto, habitue seu filho de quatro patas desde cedo a estes estímulos e mostre que tudo aquilo faz parte da rotina de vocês.

Jack russel em apartamento
Por ser um cachorro cheio de energia, o jack russel entediado ou frustrado pode ser muito destruidor, além de latir por horas a fio enquanto seus pais humanos não retornam para casa.
A fim de evitar transtornos e problemas para seu pet, você pode criá-lo em apartamento, desde que conheça a raça e suas necessidades de exercícios.
Atividade é a ordem
Atividades físicas e mentais são obrigatórias para os jack russel. Embora eles possam enganar, parecendo cachorros de companhia por serem pequenos, eles têm energia de sobra e conseguem acompanhar horas de brincadeira ou caminhada sem demonstrar sinais de cansaço.
Se você é do tipo sedentário e não gosta muito de longos passeios e aventuras, esta talvez não seja a melhor opção de raça para sua família.
O jack russel deve ser exercitado diariamente, além de se manter ocupado quando está sozinho. Por ser uma raça caçadora de raposas, eles têm o hábito de cavar e quando não conseguem fazer isso na terra ou areia, podem fazer em almofadas e outros ítens da casa.
Quer deixar seu jack russel feliz? Brinque de correr com ele. Veloz, esses cãozinho dificilmente perderá uma disputa deste tipo.
​
Enriquecimento ambiental
Torne seu apartamento um ambiente atrativo para seu jack russel, mas da forma correta. Ao invés de permitir que ele destrua sua casa, enriqueça o ambiente com brinquedos interativos, mordedores resistentes e petiscos escondidos, por exemplo.
Manter um jack russel entretido é sinônimo de boa convivência e ausência de problemas entre vocês.